A pele é a primeira barreira que protege o nosso organismo e o nosso equilíbrio interno dos desafios exteriores. Como tal, a pele ajuda a combater a desidratação e impede a entrada de agentes patogénicos (vírus, bactérias, alergénios, etc.). A função de barreira da pele é vital para proteger a integridade do corpo.
Para tal, a nossa pele foi desenhada pela evolução com uma camada externa composta por células cornificadas(chamadas corneócitos). Estas células estão ligadas entre si, como tijolos numa parede, com um cimento lipídico intercelular que confere a impermeabilidade da pele à água.
Além disso, esta camada superficial cutânea é revestida pelo filme hidrolipídico. Como o seu nome indica, esta película protetora é uma emulsão natural feita de água e lípidos. A parte aquosa desta emulsão provém tanto da água dérmica que sobe através da epiderme (e que também pode ser produzida através da transpiração), e da água da atmosfera que se deposita sobre a pele. O componente lipídico da emulsão é constituído por sebo. O sebo é um tipo de gordura produzida pelas glândulas sebáceas, e ajuda a tornar a superfície da pele impermeável e naturalmente ácida.
Juntos, os lípidos intercelulares epidérmicos e o filme hidrolipídico constituem uma barreira protetora natural na superfície da pele que nos protege de agressões externas e da perda de água.